Chamado para textos para série de livros Direito & TI

11/09/2017

A Revista Eletrônica Direito & TI (RED&TI) está lançando o chamado para textos que irão compor a série de livros “Direito & TI”, tendo por foco inicial a Internet e suas relações com o Direito, Segurança da Informação e Políticas de Proteção de Dados.

 

1º – Internet: Crimes Cibernéticos & Legislação Penal

Este livro terá por objetivo a composição de textos voltados à discussão sobre a legislação penal, brasileira e mundial, relativa à Internet e seus efeitos perante a coletividade. Composição da legislação penal, nacional ou comparada (latino-americana, europeia, americana etc.); inovações legislativas; projetos de lei; análises comparativas de legislações penais, e; validade e eficácia das normas penais frente à tecnologia digital.

Prazo de envio de textos: 30/11/2017

2º – Internet: Crimes Cibernéticos & Investigação Criminal

Este livro terá por objetivo a composição de textos voltados à discussão sobre os procedimentos e processos investigativos relacionados aos crimes cibernéticos, considerando-se tantos os tipos penais abertos (delitos comuns e que usam a Internet como meio de prática delitiva) e exclusivamente cibernéticos (voltados à proteção jurídica da tecnologia digital e criados considerando a utilização e tendo por objeto a rede mundial de computadores/próprios computadores ou dispositivos móveis.

Prazo de envio de textos: 28/02/2018

3º – Internet: Segurança da Informação & Educação Digital

Este livro terá por objetivo a composição de textos voltados à discussão sobre a utilização massiva de meios tecnológicos e às questões de segurança de dados e informações, tanto pessoais quanto corporativos. Também, volta-se à políticas públicas relacionadas à educação digital e, sobretudo, à segurança digital da população usuária das tecnologias digitais contemporâneas.

Prazo de envio de textos: 31/03/2018

4º – Internet: Regulação & Proteção de Dados

Este livro terá por objetivo a composição de textos voltados à discussão sobre as tendências regulatórias e/ou de regulamentação da Internet (como o Marco Civil da Internet no Brasil) e à Proteção de Dados Pessoais, não só no aspecto da consolidação das matérias em alguns países, como também a busca de regulação em outros, especialmente quanto aos projetos de lei existentes e em discussão sobre o tema.

Prazo de envio de textos: 30/04/2018

Obs. 1: Em cada um dos livros o objetivo é a interação e discussão dos temas com legislação e interação alienígena;

Obs. 2: Os nomes dos livros poderão sofrer alteração e, também, poderão ter mais de um volume de acordo com a quantidade de textos enviados.

Obs. 3: em havendo interesse dos organizadores, os livros poderão conter todos os tópicos e a série ser integrada nos temas.

Regras de escrita:

Os textos deverão ser redigidos em formato autor-data e compostos de acordo com as regras ABNT, possuindo de 12 a 20 laudas, com letra tipo Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento 1,5, em português, inglês, espanhol e italiano. As citações e referências devem obedecer às regras ABNT. Os resumos deverão possuir no máximo 250 palavras e deverão estar redigidos, além da língua original, também em inglês, seguidos de palavras-chave em ordem alfabética.

Os textos deverão ser encaminhados para contato@direitoeti.com.br e emersonwendt@gmail.com.

Os livros serão organizados e dirigidos pelo Editor-chefe da RED&TI, Prof. Emerson Wendt.

Comentários

Veja também:

Opinião: No Brasil, ‘herança digital’ já pode ser incluída em testamentos
Queixa-crime por injúria praticada pelo Twitter é rejeitada no STF
Serra gaúcha sedia debate sobre Segurança da Informação
Seminário CSO Summit e Cybersegurança

2015 - Todos os direitos Reservados