Colunista da RED&TI lança livro sobre o Marco Civil da Internet

19/08/2018

A colunista da Revista Eletrônica Direito & TI Tânia da Costa Calheiros lançou o livro “O Marco Civil da Internet e a Ciência da Informação.

O objetivo do livro é identificar terminologias do Marco Civil da Internet relativas a privacidade na rede no contexto do Direito Eletrônico para subsidiar a elaboração de instrumentos terminológico-documentários por bibliotecários especializados.

A pesquisa realizada pela autora é de caráter exploratório-descritivo, com delineamentos bibliográfico e documental, de abordagem qualiquantitativa. Trata-se também de pesquisa terminológica temática, cujas etapas metodológicas são indispensáveis para a construção de instrumentos terminológico-documentários a respeito de uma área especializada.

Segundo Tânia Calheiros, a extração automática de termos foi realizada pelo software Terminology Extraction Suite (TES) a partir da Lei n. 12.965/2014, do Decreto n. 8771/2016, de seis Dissertações e de uma obra da área jurídica. As principais etapas dos Procedimentos Metodológicos são: Extração Automática no TES – Termos Candidatos, Verificação nos Glossários Jurídicos do STF e do MPF – Termos Relacionados e Validação por Especialistas – Termos Preferidos. Ao final, foram validadas 383 terminologias (termos e fraseologias especializadas), contudo nenhum termo informático foi recuperado nos Glossários Jurídicos do STF e do MPF.

Concluiu a autora que há a necessidade da atualização dos Glossários Jurídicos brasileiros de acordo com as novas terminologias da Sociedade da Informação. Tânia espera que o estudo “seja incentivo para projetos terminológicos de impacto nas áreas do Direito ligadas a Tecnologia, solidifique o entendimento do Direito Eletrônico como um microssistema norteador da Ciência Jurídica atual, conceda os fundamentos para que este seja considerado uma área de especialidade do Direito Pós-Moderno e amplie os horizontes multidisciplinares do Direito da Sociedade da Informação”.

O livro está sendo vendido pela Amazon: https://goo.gl/images/THs5Qu.

Comentários

Veja também:

Rumos da conectividade no Brasil é tema de debate público na Câmara dos Deputados
STF confirma que obtenção de dados cadastrais telefônicos não constitui violação de sigilo
II Simpósio de Direito Digital e Segurança da Informação
Opinião: No Brasil, ‘herança digital’ já pode ser incluída em testamentos

2015 - Todos os direitos Reservados