II Simpósio de Direito Digital e Segurança da Informação

03/09/2015

A segunda edição do Simpósio de Direito Digital e Segurança da Informação ocorre no Salão Nobre da Federasul, em Porto Alegre, no dia 23 de outubro de 2015.

O evento, que tem o apoio do Direito & TI, conta com a coordenação científica do Professor da UniRitter Laureate International Universities, Rafael Soto, da Andrade Soto & Advogados Associados, e dá direito a certificado de 10 horas.

Sob realização da Masterlex Capacitação, o evento visa debater questões atuais atinentes ao Direito Eletrônico e à Segurança da Informação, conscientizando os ouvintes acerca do assunto, com juristas especialistas e consultores da tecnologia da informação, vinculando as temáticas pela necessidade interdisciplinar que se exige.

Dentre os palestrantes estão nomes considerados importantes na área do Direito Digital/Eletrônico:

– DIEGO DE FREITAS ARANHA: Professor Doutor na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Coordenou a primeira equipe de investigadores independentes capaz de detectar e explorar vulnerabilidades no software da urna eletrônica em testes controlados organizados pelo Tribunal Superior Eleitoral. Tem experiência na área de Criptografia e Segurança Computacional, com ênfase em implementação eficiente de algoritmos criptográficos e projeto de primitivas criptográficas para fornecimento de anonimato computacional. É Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília (2005), Mestre (2007) e Doutor (2011) em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas. Foi doutorando visitante por 1 ano na Universidade de Waterloo, Canadá, e Professor Adjunto por pouco mais de 2 anos no Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília.

– EMERSON WENDT: Delegado de Polícia da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, ex-Diretor do Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos (GIE) e Diretor do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (DENARC), além de membro do Conselho Superior de Polícia/PCRS (Titular da Cadeira nº 5). Coordenou o Projeto e a Implementação da ampliação do do “Sistema Guardião”, no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul, instituindo as Estações Remotas na Polícia Civil e Corregedoria da Brigada Militar. Pós-graduado em Direito pela URI-Frederico Westphalen. Mestrando em Direito pelo UnilaSalle Canoas-RS. Professor na Academia de Polícia Civil do RS, nas disciplinas de Investigação Criminal e Inteligência Policial. Ministrou aulas nas Academias das Polícias Civis do Pernambuco, Goiás, Paraná, Acre, Alagoas, Sergipe, Rondônia e Piauí. Membro do PoaSec, HTCIA e INASIS.

– EVANDRO DELLA VECCHIA PEREIRA: Autor do livro “Perícia Digital – Da investigação à análise forense”, Mestre em Ciência da Computação (UFRGS), Bacharel em Ciência da Computação (PUCRS), Técnico em Redes de Computadores (Etcom/UFRGS) e em Processamento de Dados (Urcamp). É Perito Criminal na área de Perícia Digital desde 2004 no Instituto-Geral de Perícias/RS, professor universitário desde 2006, atuando na PUCRS desde 2011. Em cursos de pós-graduação nas áreas de Perícia Digital e Auditoria de Sistemas, atua como professor convidado por diversas instituições, tais como UnP, Fapa, Verbo Jurídico, FAAr, Imed, entre outras. Além da PUCRS, lecionou na graduação em outras instituições, como FATEC/SENAC e UNISINOS. É professor em cursos de formação e aperfeiçoamento de Peritos Criminais, Delegados, Inspetores, Escrivães e Policiais Militares. Palestrante e debatedor em eventos como: SBSeg, SBRC, ICCyber, Fisl, Congresso Nacional de Criminalística, Seminário de Perícia em Crimes de Informática, entre outros.

– GUILHERME DAMÁSIO GOULART: Mestre em Direito pela UFRGS. Advogado, professor e consultor em Segurança da Informação e Direito da Tecnologia. É professor nas pós-graduações do SENAC-RS e Verbo Jurídico ministrando disciplinas relacionadas com o Direito da Tecnologia, Responsabilidade Civil na Informática e Segurança da Informação. Ministra também um curso de extensão na Faculdade IDC de Responsabilidade Civil na Internet e ministra a mesma disciplina na pós-graduação em Direito da mesma instituição. É professor na UniRitter na disciplina de “Contratos Eletrônicos” em nível de pós-graduação. É sócio da empresa BrownPipe Consultoria que atua na área de consultoria em Segurança da Informação e Direito da Tecnologia e também professor no curso de graduação em Direito no Cesuca.

– JOSUÉ LEMES: Cientista da Computação com quase quinze anos de atuação na área de TI, e a dez anos focado na área de segurança da informação. Trabalha na empresa Andrade Soto Information Security. Atualmente está focado em projetos de consultoria em Gestão de Riscos de TI e treinamentos em segurança da informação e perícia forense. Possui Especialização em Criptografia e Segurança de Redes de Computadores, Aperfeiçoamento em Tecnologia da Informação, e as certificações CISSP e Auditor Líder ISO 27001.

– RENATO OPICE BLUM: CEO da Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados. Fundado em 1997, o escritório é conhecido em todo o Brasil como o escritório de advocacia pioneiro na área de Direito Eletrônico, Digital e áreas relacionadas. Membro Convidado do Grupo de Cybercrimes do Conselho da Europa. Presidente do Conselho de Tecnologia da Informação da Federação de Comércio de São Paulo / SP- FECOMERCIO. Presidente da Comissão de Direito da Tecnologia da Câmara Americana de Comércio – AMCHAM. Vice-Presidente da Comissão de Direito Eletrônico e Crimes de Alta Tecnologia da OAB/SP.

O cronograma e demais informações sobre o evento (inscrição, custos etc.), podem ser visualizados no site do evento http://www.simposiodireitodigital.com.br/.

Comentários

Veja também:

Saiba como denunciar delitos praticados pela Internet
Seminário CSO Summit e Cybersegurança
O Cibercrime no Brasil, perspectivas desde o Direito Internacional
II Simpósio sobre Direito do Trabalho e Tecnologia

2015 - Todos os direitos Reservados