Saiba como denunciar delitos praticados pela Internet

05/11/2015

Em razão da crescente prática de delitos pela Internet, principalmente os delitos contra a honra, de ódio, racismo (ou injúria racial), fraudes eletrônicas (estelionato, furto qualificado mediante fraude, falsidade ideológica etc.), assédio (sexual ou moral), tráfico de drogas, dentre outros, o Direito & TI compilou as possibilidades de encaminhamento de denúncias online:

Site da Safernet: o sítio é mantido pela equipe da Safernet e recebe denúncias anônimas relacionadas a crimes de pornografia infantil (pedofilia), racismo, apologia e incitação a crimes contra a vida, dentre outros.

Canal do Cidadão (MPF):  o Ministério Público Federal recebe denúncias de vários tipos. O denunciante pode optar por manter os seus dados sigilosos ou não. A Procuradoria-Geral da República recomenda aos denunciantes apresentar o maior número de evidências (provas) para que o procedimento possa ter maior celeridade.

Disque 100 o Disque 100 é indicado para casos de abuso ou violência sexual e tráfico de pessoas, sendo serviço coordenado pelo Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos. O Disque 100 funciona 24 horas por dia sendo as ligações gratuitas, podendo ser feitas de qualquer local no Brasil. A denúncia é anônima e as demandas são encaminhas para as autoridades competentes.

Disque-Denúncia 181: o telefone 181 é gratuito e gerenciado, nos Estados, seja pelas Secretarias de Segurança Pública, seja por organizações não governamentais destacadas para tanto. Funciona 24 horas por dia e as ligações também são gratuitas, podendo ser feitas de qualquer local do Brasil. tal qual o Disque 100, as denúncias são anônimas e, em regra, o denunciante recebe um número de protocolo, podendo acompanhar o andamento da denúncia feita.

Polícia Federal: o site da Polícia Federal permite e orienta a denúncia em relação à vários tipos de fatos, sendo a maioria por e-mail:

Polícia Civil do RS: A Polícia Civil gaúcha possui, desde 2011, a possibilidade de encaminhamento de denúncias via Internet, sem necessidade de identificação, nos casos de crimes pela Internet, violência contra crianças e adolescentes, contra a mulher ou idosos, tráfico de drogas e crimes contra o meio ambiente, dentre outros.

Crimes Pela Internet: “oferece um serviço de recebimento de denúncias anônimas de crimes e violações contra os Direitos Humanos na Internet, contanto com procedimentos efetivos e transparentes para lidar com as denúncias”.

Atos de corrupção: procure diretamente as Corregedorias dos serviços públicos, bem como o Ministério Público estadual, Ministério Público Federal, Tribunal de Contas dos Estados e da União. No caso de serviço público federal, a Controladoria-Geral da União.

Serviços de Telefonia: as denúncias podem ser feitas diretamente na ANATEL.

Direitos do Consumidor: procure o PROCON. Informações disponíveis no site do Portal do Consumidor.


 

Envie sua sugestão para a equipe Direito & TI através do e-mail contato@direitoeti.com.br.

Comentários

Veja também:

II Simpósio sobre Direito do Trabalho e Tecnologia
Decisão relativa ao Habeas Corpus impetrado pelo Diretor da Google
STF decide que local da extorsão define atribuição para investigar falso sequestro por telefone
Chamada de artigos para 2016

2015 - Todos os direitos Reservados