DO ENSINO REMOTO AO ENSINO HÍBRIDO:

AVANÇOS E DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA

Autores

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem, Educação Formal, Ensino hibrido;, Ensino remoto;, Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs).

Resumo

O estudo trata-se de uma revisão de literatura nas bases de dados Scielo e Capes sobre ensino híbrido, que abarca o período de 2018 a 2022 com o objetivo de apontar e discutir os principais desafios que envolvem o processo de ensino híbrido nas escolas públicas brasileiras. Como resultado, foi verificado que o ensino híbrido é um tema crescente, apontando como tendência nos estudos no Brasil, sobretudo a partir de 2021. A análise dos estudos permitiu identificar que o ensino remoto, mesmo que de forma não planejada, trouxe avanços que impulsionaram a implementação futura do ensino híbrido, ao mesmo tempo em que explicitou as desigualdades nesse processo, deixando nítida a necessidade de investimentos para a redução das dificuldades e desafios enfrentados pelas escolas, como políticas públicas de inclusão digital e acesso aberto à internet, adequação da infraestrutura das escolas, incorporação do tema na formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Jose Dias de Freitas, Fundação Carlos Chagas (FCC)

Pedagoga, mestra e doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), especialista em Educação Digital pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), e atua como professora na Universidade Estácio de Sá (UNESA) e bolsista em pesquisa educacional na Fundação Carlos Chagas (FCC).

Clara Mutti Vasconcellos , Instituto Gonçalo Moniz (Fiocruz Bahia)

Psicóloga, mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), especialista em Educação Digital pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), e atua como Coordenadora de Ensino do Instituto Gonçalo Moniz (Fiocruz Bahia).

Referências

ALMEIDA, Patrícia Rodrigues de; JUNG, Hildegard Susana; SILVA, Louise de Quadros da. Retorno às Aulas: Entre o ensino presencial e o ensino a distância, novas tendências. Revista Prâksis, [S. l.], v. 3, p. 96–112, 2021. DOI: 10.25112/rpr.v3.2556. Disponível em: https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2556. Acesso em: 5 maio 2022.

BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.e-PUB.

BARROS, Ana Paula Rodrigues Magalhães de.; MALTEMPI, Marcus Vinicius. Um Olhar para a (Re)Constituição de Práticas Culturais de Estudantes com a Internet em um Ambiente Híbrido. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 36, n. 73, p. 602–624, maio 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/LNxxPNGqrkw8TwZXj8FtsHb/?lang=pt# Acesso em: 30 jun. 2023.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição Federal. Brasília: Supremo Tribunal Federal, Secretaria de Documentação, 2019.

BRASIL. Decreto Nº 6.300 de 12 de dezembro de 2007. Dispõe sobre o Programa Nacional de Tecnologia Educacional ProInfo. Disponível em: https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=DEC&numero=6300&ano=2007&ato=dd6UTWE1UNRpWTe0d Acesso em: 03 mar. 2024.

BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. – 11. ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2015.

BRASIL. Lei Nº 14.533 de 11 de janeiro de 2023. Institui a Política Nacional de Educação Digital. MEC, 2023.

BRASIL. Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica. Parecer homologado, D.O.U 3/10/2022, seção 1, p.55. 2022. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=03/10/2022&jornal=515&pagina=55&totalArquivos=152 Acesso em: 03 mar. 2022.

BRASIL. Resolução CNE/CP Nº 2, de 10 de dezembro de 2020. Diário oficial da União. Publicado em: 11/12/2020, edição: 237, seção: 1, página: 52. Órgão: Ministério Da Educação/Conselho Nacional de Educação. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=11/12/2020&jornal=515&pagina=52 Acesso em: 30 dez. 2021.

BRASIL. Resolução Nº 1, de 4 de outubro de 2022. Diário oficial da União. Publicado em: 06/10/2022 | Edição: 191 | Seção: 1 | Página: 33 Órgão: Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-n-1-de-4-de-outubro-de-2022-434325065 Acesso em: 08 nov. 2022.

BRASIL. Portaria nº 522, de 9 de abril de 1997. Programa Nacional de Informática na Educação ProInfo. 1997. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001167.pdf Acesso em: 30 jan. 2022.

BRASIL, Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 10 jan. 2022.

CAMBRAIA, Adão Caron; BENVENUTTI, Leonardo Matheus Pagani. Metodologias ativas e tecnologias digitais na formação do professor de computação. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 1, n. 1, 10 ago. 2018. http://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/8476. Acesso em: 06 abr. 2022.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CAVALCANTE, Marisa Almeida; SANTOS, Elio Molisani Ferreira. Eletrônica Criativa: Uma estratégia metodológica para o Ensino e Aprendizagem de conceitos de eletricidade e/ou eletrônica na modalidade Híbrida de Ensino. Introdução. Revista Brasileira de Ensino de Física [online]. 2021, v. 43 Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/VVSJ5kVpjmmtpgFvQBBNBzG/?lang=en#. Acesso em: 18 dez. 2022.

CGI.br/NIC.br, Comitê Gestor da Internet no Brasil. Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros. A4 - Domicílios com acesso a Internet. TIC Domicílios 2019. Disponível em: https://cetic.br/pt/tics/domicilios/2019/domicilios/A4/. Acesso em: 03 mar. 2024.

CHRISTENSEN, Clayton; HORN, Michael; STAKER, Heather. Ensino híbrido: uma inovação disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. Maio 2013. 49 p. Disponível em: https://www.christenseninstitute.org/publications/ensino-hibrido. Acesso em: 10 jan. 2022.

DENZIN, Norman K., LINCOLN, Yvonna S. 1. Introdução. A Disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. p. 15-41. In. DENZIN, Norman K., LINCOLN, Yvonna S. Planejamento da pesquisa qualitativa: teoria e abordagens. Tradução Sandra Regina Netz. Porto Alegre: Artmed, 2006. 432 p.

GOMES, Isabelle Sena; CAMINHA, Iraquitan de Oliveira. Guia para Estudos de Revisão Sistemática: Uma opção metodológica para as ciências do movimento humano. Movimento (ESEFID/UFRGS), Porto Alegre, v. 20, n.1, p. 395-411. 2014.

GUIMARÃES, Débora Sudatti; JUNQUEIRA, Sônia Maria da Silva. Rotação por estações no trabalho com equações do 2º Grau: Uma experiência na perspectiva do ensino híbrido - Educação Matemática Pesquisa 22.1 (2020): Educação Matemática Pesquisa, 2020-01-01, Vol.22 (1). Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/42253. Acesso em: 29 dez. 2021.

HOLANDA, Rochelly Rodrigues et. al. Educação em tempos de Covid-19: A emergência da educação a distância nos processos escolares da rede básica de educação. Holos (Natal, RN) 37.3 (2021): 1-15. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11767. Acesso em: 20 abr. 2021

HODGES, Charles B. et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. 2020. Disponível em: https://vtechworks.lib.vt.edu/items/8dcb9793-3daf-43f3-9a98-677ded657647 Acesso em: 10 abr. 2021.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios PNAD COVID19. Outubro/2020. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101763.pdf. Acesso em: 10 jan.2022.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resposta Educacional à Pandemia de Covid-19 no Brasil. Censo Escolar. 2020. Disponível em:https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-escolar/divulgados-dados-sobre-impacto-da-pandemia-na-educacao. Acesso em: 30 jan.2022.

KENKSI. Vani Moreira. Sociedade Tecnológica: Tecnologia Digital da Informação e Comunicação (TDIC). Trilha 1 Sociedade Tecnológica. Curso de especialização em Educação Digital. UNEB. 2021.

KOEHLER, Matthew J.; MISHRA, Punya. O que é o conhecimento do conteúdo pedagógico tecnológico? Questões Contemporâneas em Tecnologia e Formação de Professores. 9 (1). 2009. Disponível em: https://citejournal.org/volume-9/issue-1-09/general/what-is-technological-pedagogicalcontent-knowledge. Acesso em: 02 fev. 2022.

LIMA, Manuella Aschoff Cavalcanti Brandão et al. Uma metodologia para mapeamento de estratégias pedagógicas e modelos tecnológicos adotados no ensino remoto emergencial no Brasil e no mundo. NTQR [online]. 2022, vol.12, e680. Epub 25-Ago-2022. ISSN 2184-7770. https://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e680. Acesso em: 03 mar. 2023.

MARCONDES, Rosana Maria Santos Torres; FERRETE, Anne Alilma Silva Souza; SANTOS, Willian Lima. Tecnologia Digital de Informação e Comunicação como recurso pedagógico no ensino da Língua Portuguesa. Fólio-Revista de Letras, [S. l.], v. 13, n. 1, 2021. DOI: 10.22481/folio.v13i1.7978. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/7978 . Acesso em: 29 dez. 2022.

MELCHIORI. Cíntia Ebner. Social protection digitization: The challenge of inclusion. P.293- 305. In. Pesquisa Sobre o Uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros: TIC domicílios 2019. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2020. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20201123121817/tic_dom_2019_livro_eletronico.pdf Acesso em: 03 mar. 2024.

MENDES, Ana Rachel Macedo and FINARDI, kyria Rebeca. Integrating Digital Technologies in Brazilian English Language Teacher Education Through Blended Learning. Educação em Revista [online]. 2020, v. 36, p. e233799, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/VVSJ5kVpjmmtpgFvQBBNBzG/?lang=en#. Acesso em: 6 abr. 2023.

MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, Carlos Alberto de; MORALES, Ofélia Elisa Torres (orgs.). Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa: UEPG/PROEX, Vol II, 2015. – p. 15-33. ISBN: 978-978-85-63023-14-8. Disponível em: https://moran.eca.usp.br/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf Acesso em: 6 abr. 2023.

OCDE. Education at a Glance 2021: OECD Indicators, OECD Publishing, Paris. 2021. Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/education/education-at-a-glance_19991487 Acesso em: 27 jan. 2021.

PAULA, Fernando Damião de; MIRANDA, Marcos Cesar Rodrigues de. Educação e pandemıa: o ensıno fundamental anos fınaıs em um sistema de ensino. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 3, p. 2098–2116, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25i3.15492. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/15492. Acesso em: 26 abr. 2023.

PEREIRA, Elen Gomes; SILVA, Luciano Dias da. Relato de experiência no ensino híbrido: como estudantes de química em nível médio encaram a indicação de videoaulas? v. 21 n. 1 (2021): Revista EDaPECI - Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/15235#:~:text=O%20objetivo%20foi%20verificar%20a,las%20antes%20da%20aula%20presencial. Acesso em: 04 maio 2022.

QUITIÁN-BERNAL, Sandra Patrícia; GONZALEZ-MARTINEZ, Juan. El diseño de ambientes blended learning: retos y oportunidades. Educ. Educ., Chia, v. 23, n. 4, p. 659-682, Dec. 2020. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0123-12942020000400659. Acesso em: 04 maio 2022.

ROZA, Jiani Cardoso da; VEIGA, Adriana Moreira da Rocha; ROZA, Marcelo Pedroso da. Blended learning uma análise do conceito, cenário atual e tendências de pesquisa em teses e dissertações brasileiras. ETD - Educ. Temat. Digit., Campinas, v. 21, n. 1, p. 202-221, jan. 2019. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922019000100202&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 04 jan. 2022.

SANTOS, Cíntia Velasco. Práticas Pedagógicas com Ensino Híbrido - o que dizem as pesquisas? SCIAS - Educação, Comunicação e Tecnologia, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 65–84, 2021. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/sciasedcomtec/article/view/4961. Acesso em: 4 jan. 2022.

SCALABRIN, Ana Maria Mota Oliveira; MUSSATO, Solange. Estratégias e desafios da atuação docente no contexto da pandemia da Covid-19 por meio da vivência de uma professora de matemática. Revista de Educação Matemática, v. 17, p. e020051, 8 nov. 2020. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/432. Acesso em: 01 abr. 2022.

SILVA, Alexandre José de Carvalho; MARTINS, Ronei Ximenes. Estudo sobre a adoção de Blended Learning na educação básica. Reflexão e Ação, v. 24, n. 2, p. 6-23, 19 jul. 2016. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/4933. Acesso em: 4 jan. 2022.

Downloads

Publicado

05-04-2024

Como Citar

DIAS DE FREITAS, M. J.; MUTTI VASCONCELLOS , C. DO ENSINO REMOTO AO ENSINO HÍBRIDO:: AVANÇOS E DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA. Revista Eletrônica Direito & TI, [S. l.], v. 2, n. 18, p. 10–36, 2024. Disponível em: https://direitoeti.com.br/direitoeti/article/view/206. Acesso em: 24 nov. 2024.