Sobre a Revista

Escopo e linhas de pesquisa

A Revista Eletrônica Direito & TI (RED&TI), tem registro de ISSN nº 2447-1097, publica artigos inéditos de desenvolvimento teórico, trabalhos teórico-empíricos e ensaios nas áreas de Direito e Tecnologia da Informação, Inovações Tecnológicas e Direitos Fundamentais. Aceita trabalhos de diferentes paradigmas e metodologias, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento das áreas.

Ao submeter um artigo à RED&TI o(s) autor(es) deve(m) se certificar de que o trabalho está alinhado com as Linhas de Pesquisa e com o escopo da revista.

As linhas de pesquisa que operacionalizam o foco de publicação são:

- Privacidade, Extimidade e Proteção de Dados

- Inteligência Artificial e Direito

- Sociedade, Internet e Transformações da Cultura Jurídica

- Delitos Informáticos (Teoria Geral e Especial)

- Cibercriminologia

Publicação de Ensaios

Desde janeiro de 2021, a Revista Eletrônica Direito & TI (RED&TI) publica também ensaios. Serão trabalhos adicionais aos artigos teóricos e teórico-empíricos.

A grande motivação para a inclusão do ensaio nos tipos de comunicação da RED&TI é a percepção de que há possibilidade de contribuir com a publicação de instigações, provocações que dificilmente poderiam ser materializadas pelo modelo atual de construção de artigos, mais técnico e com diretrizes mais rigorosas. As pesquisas empíricas demoram anos para serem materializadas e deixa-se de identificar e tratar problemas relevantes vivenciados pela sociedade, pelo direito e pela tecnologia no momento mais oportuno. A inclusão dos ensaios cria oportunidades de publicação sobre temas em que não existem pesquisas, trazendo motivação e instigação para desenvolvimento do conhecimento.