Sobre a Revista

Revista Eletrônica Direito & TI (RED&TI), lançada em setembro de 2015 e idealizada pelo Mestre e Doutor Emerson Wendt, tem registro de ISSN nº 2447-1097, sob responsabilidade da WB Educação, com publicações de artigos sistemática e periodicamente, está aberta à comunidade científica para submissão, avaliação e publicação de artigos cujo conteúdo esteja alinhado com a temática de interação entre Direito e Tecnologia da Informação. RED&TI é Qualis Capes B1.

Para realizar sua missão, publicar trabalhos científicos originais, em periódicos, sob a ótica do Direito e da Tecnologia da Informação, e suas interconexões, tratando de temas das diversas áreas do conhecimento aos temas associados, a (RED&TI) tem por objetivos:

1. Divulgar nacional e internacionalmente pesquisas sobre Direito & Tecnologia da Informação;
2. Patrocinar debates científicos sob as óticas do Direito e da Tecnologia da Informação;
3. Estimular o desenvolvimento da pesquisa empírica da Tecnologia da Informação e suas relações com o Direito;
4. Unir pesquisadores nacionais e/ou internacionais dedicados ao pensar a Tecnolgia da Informação e suas conexões com o Direito;
5. Promover a cultura da reflexão do Direito em face das transformações culturais oriundas do uso da Tecnologia da Informação.

Podem ser autor(a) mestre(a), doutorando(a) e doutor(a) em qualquer área do conhecimento. Graduando(a) e mestrando(a) podem ser coautores(as).

A (RED&TI) aceita submissão de trabalho científico em português e espanhol e o publica na língua original em que foi submetido. 

As submissões e publicações são fluxo contínuo, não havendo prazo para submissão. Adota-se o sistema publicação contínua dos artigos recomendado pela Scielo como sendo uma possibilidade inovadora de publicação, esse sistema não exige a espera na composição completa dos fascículos. Essa modalidade promove rapidez no processo de comunicação e disponibilização das pesquisas, já que cada artigo é publicado ao final do processo de avaliação/revisão final. .

O público alvo são estudantes, pesquisadores e profissionais.

Os trabalhos submetidos serão avaliados às cegas por pares de pesquisadores internos e externos à RED&TI.

Escopo e linhas de pesquisa

A Revista Eletrônica Direito & TI (RED&TI), tem registro de ISSN nº 2447-1097, publica artigos inéditos de desenvolvimento teórico, trabalhos teórico-empíricos e ensaios nas áreas de Direito e Tecnologia da Informação, Inovações Tecnológicas e Direitos Fundamentais. Aceita trabalhos de diferentes paradigmas e metodologias, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento das áreas.

Ao submeter um artigo à RED&TI o(s) autor(es) deve(m) se certificar de que o trabalho está alinhado com as Linhas de Pesquisa e com o escopo da revista.

As linhas de pesquisa que operacionalizam o foco de publicação são:

- Privacidade, Extimidade e Proteção de Dados

- Inteligência Artificial e Direito

- Cibernética

- Sociedade, Internet e Transformações da Cultura Jurídica

- Delitos Informáticos (Teoria Geral e Especial)

- Cibercriminologia

- Direito Digital/Informático

O foco principal, elencado acima, não ilide a publicação de trabalhos que se enquadram no enfoque da Revista e/ou de alguma de suas edições especiais.

Periodicidade

A partir de 2025, a revista Direito & TI adotou o modelo de publicação contínua, estruturado em dois volumes anuais, com início em janeiro e julho e, encerramento em junho e dezembro, respectivamente. Nesse formato, a revista garante que não haja intervalo superior a dois meses entre a publicação dos artigos. O recebimento de submissões segue em fluxo contínuo. Esta nova modalidade de publicação está alinhada com as diretrizes de boas práticas recomendadas pelos principais indexadores, promovendo maior agilidade na disseminação dos artigos e na atualização da revista. Até 2024, a revista Direito & TI adotava a periodicidade quadrimestral, publicando artigos em três volumes ao longo do ano. As edições anteriores a 2023 eram publicadas duas vezes por ano.