Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • A RED&TI adota, por padrão, o formato autor-data de escrita, com notas de rodapé meramente explicativas.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O texto está em espaçamento 1,5; usa uma fonte Times New Roman de 12-pontos; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Artigos submetidos devem atender as regras abaixo:

Não conter plágio, portanto não haver reprodução de ideias alheias sem referência à autoria.

Conter até três autores. Os trabalhos, preferencialmente, porém não obrigatoriamente, deverão ter ao menos um autor com titulação de doutor. Obrigatoriamente, um dos autores deve ser Mestre.

Não serão aceitos trabalhos com autores graduandos ou graduados, havendo necessidade de publicação conjunta com pelo menos um autor com titulação de mestre.

O arquivo submetido como trabalho de pesquisa não poderá conter qualquer identificação dos(as) autores(as), nem elementos que permitam tal identificação. Se houver, a submisão será rejeitada. Ao promover a submissão, favor preencher os campos dos metadados da submissão, principalmente: nome que deseja constar como autor(a); vinculação institucional;biografia, a(s) titulação(ões).

O trabalho deverá conter no mínimo 5 e no máximo 25 páginas, da introdução às considerações finais, em papel A4, com as margens 3 cm (superior e esquerda) e 2 cm (inferior e direita).

Fonte: Times New Roman, tamanho 12, justificado.

Entrada de parágrafo = 1,25 cm (normal do Word).

Título e subtítulo (quando houver) em português e em inglês ou espanhol, com até 100 caracteres com espaço. Fonte Times New Roman, tamanho 12. O Título todo em caixa alta, negrito e centralizado. Importante: Agradecimentos e referências à(s) agência(s) de fomento só devem constar na versão do artigo para publicação aprovada pelos pares.

Resumo, em português e em inglês (abstract) ou espanhol (resumen), contendo, no mínimo: o objeto devidamente delimitado de pesquisa; a(s) problematização(ões); a metodologia (método e técnicas empregados); as discussões e resultados. Ficando da seguinte maneira: Resumo: escrever texto contínuo contendo dentre 100 a 250 palavras, em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples entre as linhas e alinhamento justificado.

Palavras-chave (keywords) (entre 3 e 5). Logo abaixo do Resumo:, escrever as Palavras-chave: em fonte Times New Roman, tamanho 12, com alinhamento justificado. Separadas por ponto e vírgula e finalizadas por ponto. Deverão estar em ordem alfabética.

Elementos textuais. O texto do artigo deve compreender: 1 Introdução; 2 Desenvolvimento das seções; 3. Discussões e resultados; Referências. Importante: Citações deverão ser feitas conforme o sistema de chamada autor-data (AUTOR, ano, p. ).

1 INTRODUÇÃO com título e subtítulo (se quiser). Especificações: caixa alta, alinhamento justificado, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre as linhas. Importante: a Introdução recebe a numeração “1”. Fica assim: 1 INTRODUÇÃO

2 DESENVOLVIMENTO: Sequência das partes do texto. Exemplo: 2 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. 3 O DIREITO E A PRIVACIDADE NA REDE. 4 CRIMINALIDADE NA INTERNET. 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS. REFERÊNCIAS. Texto = Times New Roman 12, justificado, 1,5 entre as linhas.

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS: é a parte final com as reflexões realizadas, discussões e resultados da pesquisa. Lembra-se que resultado não se confunde com solucionar o problema de pesquisa. Mesma formatação do desenvolvimento. 

REFERÊNCIAS – listagem, em ordem alfabética, exclusivamente das obras citadas no texto. Não numerar a palavra REFERÊNCIAS, devendo ser centralizado. Para as obras referenciadas usar: Times New Roman 12, entre linhas SIMPLES, alinhadas à esquerda, separadas por uma linha em branco.

Regras e exemplos das referências. Observar em cada caso o uso das maiúsculas, o que fica em negrito, a pontuação.

REFERÊNCIAS (Padrão ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT NBR 6023.2018

Baixe o modelo de artigo, sugerido por nós: Modelo de Artigo Revista Eletrôncia Direito & TI.

 

Artigos

Os artigos deverão obedecer as regras da ABNT, no formato autor-data, e serão avaliados, às cegas, por dois avaliadores.

ARTIGO (Padrão ABNT): ABNT NBR 6022.2018

 

 

 

Ensaios

A partir de janeiro de 2021, a Revista Eletrônica Direito & TI (RED&TI) publicará também ensaios. Serão trabalhos adicionais aos artigos teóricos e teórico-empíricos.

A grande motivação para a inclusão do ensaio nos tipos de comunicação da RED&TI é a percepção de que há possibilidade de contribuir com a publicação de instigações, provocações que dificilmente poderiam ser materializadas pelo modelo atual de construção de artigos, mais técnico e com diretrizes mais rigorosas. As pesquisas empíricas demoram anos para serem materializadas e deixa-se de identificar e tratar problemas relevantes vivenciados pela sociedade, pelo direito e pela tecnologia no momento mais oportuno. A inclusão dos ensaios cria oportunidades de publicação sobre temas em que não existem pesquisas, trazendo motivação e instigação para desenvolvimento do conhecimento.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta RED&TI serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.