Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • A RED&TI adota, por padrão, o formato autor-data de escrita, com notas de rodapé meramente explicativas.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O texto está em 1,5; usa uma fonte Times New Roman de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Artigos submetidos devem atender as regras abaixo:

Não conter plágio, portanto não haver reprodução de ideias alheias sem referência à autoria.

Conter até três autores.

Os trabalhos, preferencialmente, porém não obrigatoriamente, deverão ter ao menos um autor com titulação de doutor. Obrigatoriamente, um dos autores deve ser Mestre.

Não serão aceitos trabalhos de autores graduandos ou graduado sem atuação profissional na área da pesquisa, a exemplo de vínculo docente com instituição de ensino superior ou instituição de pesquisa.

O arquivo submetido como trabalho de pesquisa não poderá conter qualquer identificação dos(as) autores(as), nem elementos que permitam tal identificação. Se houver, a submisão será rejeitada. Ao promover a submissão, favor preencher os campos dos metadados da submissão, principalmente: nome que deseja constar como autor(a); vinculação institucional;biografia, a(s) titulação(ões).

O trabalho deverá conter no mínimo 12 e no máximo 25 páginas, da introdução à conclusão, em papel A4, todas as margens 3 cm.

Fonte: Times New Roman, tamanho 12, justificado.

Entrada de parágrafo = 1,25 cm (normal do Word).

Título e subtítulo (quando houver) em português e em inglês, com até 100 caracteres com espaço. Fonte Times New Roman, tamanho 12. O Título todo em caixa alta, negrito e centralizado. O Subtítulo, abaixo do título, sem ser em caixa alta, não negrito e centralizado  Importante: Agradecimentos e referências à(s) agência(s) de fomento só devem constar na versão do artigo para publicação aprovada pelos pares.

Resumo, em português e em inglês (abstract) ou espanhol (resumen), contendo, no mínimo: o objeto devidamente delimitado de pesquisa; a(s) problematização(ões); a metodologia (método e técnicas empregados); as discussões e resultados. Ficando da seguinte maneira: Resumo: escrever texto contínuo contendo dentre 100 a 200 palavras, em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples entre as linhas e alinhamento justificado.

Palavras-chave (keyword) (entre 3 e 5). Logo abaixo do Resumo:, escrever as Palavras-chave: em fonte Times New Roman, tamanho 12, com alinhamento justificado. Colocar ponto (.) entre uma palavra-chave e outra.

Elementos textuais. O texto do artigo deve compreender: 1 Introdução; 2 Desenvolvimento das seções; 3. Discussões e resultados; Referências. Importante: Citações deverão ser feitas conforme o sistema de chamada autor-data (AUTOR, ano, p. ).

1 INTRODUÇÃO com título e subtítulo (se quiser). Especificações: caixa alta, alinhamento justificado, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre as linhas. Importante: a Introdução recebe a numeração “1”. Fica assim: 1 INTRODUÇÃO

Desenvolvimento: Sequência das partes do texto. Exemplo: 2 Tecnologia da Informação. 3 O direito e a privacidade na rede. 4 Criminalidade na Internet. 5 Reflexões finais. Referências. Texto = Times New Roman12, justificado, 1,5 entre as linhas.

CONCLUSÃO/CONSIDERAÇÕES FINAIS: é a parte final com as reflexões realizadas, discussões e resultados da pesquisa. Lembra-se que resultado não se confunde com solucionar o problema de pesquisa. Sem qualquer formatação específica. Fica assim: x DISCUSSÕES E RESULTADOS ou CONCLUSÃO/CONSIDERAÇÕES FINAIS (com subtítulo se quiser)

REFERÊNCIAS – listagem, em ordem alfabética, exclusivamente das obras citadas no texto. Não numerar a palavra REFERÊNCIAS. Para as obras referenciadas: Times New Roman 12, entre linhas SIMPLES, justificado, DEPOIS 6 pontos.

Regras e exemplos das referências. Observar em cada caso o uso das maiúsculas, o que fica em negrito, a pontuação.

REFERÊNCIAS (Padrão ABNT)

Artigos

Política padrão de seção

Ensaios

A partir de janeiro de 2021, a Revista Eletrônica Direito & TI (RED&TI) publicará também ensaios. Serão trabalhos adicionais aos artigos teóricos e teórico-empíricos.

A grande motivação para a inclusão do ensaio nos tipos de comunicação da RED&TI é a percepção de que há possibilidade de contribuir com a publicação de instigações, provocações que dificilmente poderiam ser materializadas pelo modelo atual de construção de artigos, mais técnico e com diretrizes mais rigorosas. As pesquisas empíricas demoram anos para serem materializadas e deixa-se de identificar e tratar problemas relevantes vivenciados pela sociedade, pelo direito e pela tecnologia no momento mais oportuno. A inclusão dos ensaios cria oportunidades de publicação sobre temas em que não existem pesquisas, trazendo motivação e instigação para desenvolvimento do conhecimento.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta RED&TI serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.