Criptomoedas, Criptocrime e Criptoinvestigação

Autores

  • Vytautas Fabiano Silva Zumas Polícia Civil do Estado de Goiás

Palavras-chave:

blockchain, criptomoedas, criptocrime, criptoinvestigação, crime cibernético

Resumo

As criptomoedas, chamados por alguns de criptoativos, estão cada vez mais presentes nas relações sociais e consequentemente nas práticas criminosas. Não necessariamente atreladas a crimes cibernéticos, que demandam alto grau de especialização por parte de investigadores, estão também conectadas a crimes patrimoniais, contra a pessoa, contra a honra e assim por diante. Num caso ou no outro, urge a necessidade da padronização dessas investigações, assim como melhor capacitação da Polícia Judiciária brasileira, proporcinando repressão eficiente e uniforme em todo o país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vytautas Fabiano Silva Zumas, Polícia Civil do Estado de Goiás

Delegado de Polícia Civil do Estado de Goiás, tendo coordenado por dez anos o Grupo Especial de Repressão a Narcóticos e Grupo de Investigação de Homicídios da 11ª Delegacia Regional de Formosa. Exerceu suas atividades no Laboratório de Operações Cibernéticas do Ministério da Justiça e Segurança Pública e atualmente encontra-se mobilizado à Coordenação de Combate ao Crime Organizado da Diretoria de Operações no âmbito da Secretaria de Operações Integradas, também do MJSP. É professor e conteudista da Escola Superior da Polícia Civil do Estado de Goiás nas disciplinas Planejamento Operacional, Investigação de Homicídios, Investigação em Local de Crime, Interceptações Telefônicas e palestrante do tema Investigação e Telemática, de inimigas a grandes confidentes. É conteudista da disciplina de “INTELIGÊNCIA CIBERNÉTICA” do Curso de Aperfeiçoamento de Inteligência De Segurança Pública – CAISP, participou do Cyber Crime Investigation Course pela Gujarat Forensic Sciences University na cidade de Ghandinagar, Gujarat, Índia. Pertence ao corpo docente do Curso de Inteligência Cibernética da Diretoria de Inteligência da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Referências

BITCOIN. How does Bitcoins work? Disponível em: https://bitcoin.org/en/how-it-works. Acesso em: 25 abr. 2020.

BRASIL. Constituição Federal. Brasília: Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 25 abr. 2020.

BRASIL, Lei nº 9.613 de 3 de março de 1998. Dispõe sobre os crimes de "lavagem" ou ocultação de bens, direitos e valores; a prevenção da utilização do sistema financeiro para os ilícitos previstos nesta Lei; cria o Conselho de Controle de Atividades Financeiras - COAF, e dá outras providências. In: Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 4 mar. 1998. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9613.htm. Acesso em: 25 abr. 2020.

CRYPTALKER. 10 Best Bitcoin Tumbler (Mixer) Services. Disponível em: https://cryptalker.com/best-bitcoin-tumbler. Acesso em: 25 abr. 2020.

CRYPTOBUZZ. $1.3 Billion in Cryptocurrency Laundered Through Bitcoin Tumblers. Disponível em: https://cryptographybuzz.com/cryptocurrency-laundered-bitcoin/. Acesso em: 25 abr. 2020.

FURNEAUX, Nick. Investigating Cryptocurrencies: Understanding, Extracting, and Analyzing Blockchain Evidence. Indianapolis: Wiley, 2018.

NAKAMOTO, Satoshi. Bitcoin: Um Sistema de Dinheiro Eletrônico Ponto a Ponto. Disponível em: https://bitcoin.org/files/bitcoin-paper/bitcoin_pt.pdf. Acesso em: 25 abr. 2020.

TECH TERMS. The Computer Dictionary. Disponível em: https://techterms.com/definition/hash. Acesso em 25 abr. 2020.

Downloads

Publicado

06-05-2020

Como Citar

Fabiano Silva Zumas, V. (2020). Criptomoedas, Criptocrime e Criptoinvestigação. Revista Eletrônica Direito & TI, 1(12), 8. Recuperado de https://direitoeti.com.br/direitoeti/article/view/90