A IMPORTÂNCIA DA PROPRIEDADE INTELECTUAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA NOVA TECNOLOGIA NON-FUNGIBLE TOKEN (NFT)

Autores

Palavras-chave:

Propriedade Intelectual, Non-fungible Token (NFT), Blockchain, Regulação, Inovação

Resumo

O artigo desenvolve a importância e os desafios enfrentados pela propriedade intelectual no âmbito da nova tecnologia non-fungible token. Conhecido em português como token não fungível, promete revolucionar a forma de se relacionar com a arte a partir de unidades de dados únicas e não fungíveis de itens digitais como imagens, músicas ou vídeos, ou seja, trata-se de algo que é dotado de uma certa “unicidade”. O NFT é criado em Blockchain (tecnologia oriunda da criptomoeda Bitcoin), que garante a transparência e a imutabilidade do ativo digital. Por meio de plataformas próprias focadas em registro de jogos e obras de arte, as pessoas têm a possibilidade de registrar suas criações e comercializá-las dentro destes marketplaces, onde já aconteceram leilões milionários. Promete, ainda, revolucionar a aquisição de bens digitais pela internet e transformar o modo de trabalhar das empresas atualmente. Assim, o trabalho discorre sobre as diversas formas, peculiaridades e aplicabilidades dessa inovação, com foco na segurança jurídica à luz da regulamentação da propriedade intelectual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suelen Bianca de Oliveira Sales, Uninove, São Paulo, Brasil

Mestrado em Direito pela Universidade Nove de Julho. Especialista em Direito Empresarial e Tributário. Especialização em Globalización y empresa: una visión europea pela Universidade de A Coruña – Espanha. Advogada, Professora, Palestrante e Membro da Comissão de Assuntos Tributários da OAB/DF.

Luciana de Paula Soares, Uninove

Mestre em Direto e Tecnologia, pós-graduada em Direito Difusos e Coletivos e especialista em Direito Digital. Sócia de empresa americana que utiliza a tecnologia Blockchain para pagamentos de salários em criptomoedas ao redor do mundo e advogada com atuação na área de Proteção de Dados e Privacidade. Palestrante sobre novas tecnologias, membro do Comitê de Compliance Digital da LEC (Legal, Ethics & Compliance) e da Comissão de Direito Digital da OAB/SP. Responsável por publicações de artigos científicos na área de tecnologia e direito e escritora do livro Regime Jurídico das Criptomoedas e Blockchain.

Referências

BARBOSA, Denis Borges. Uma introdução à propriedade intelectual. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010, p. 41.

BRANDÃO, Yasmin (coord.). Aplicações e reflexos jurídicos dos NFTs (Non-fungible tokens). Ebook, jul., 2022 Disponível em: https://opiceblum.com.br/wp-content/uploads/2019/07/cartilhanftvfinal.pdf. Acesso em: 21 dez. 2022.

BRASIL. Lei nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm. Acesso em: 02 jan. 2023.

BURSCH, Kristen E. Non-Fungible Tokens (NFTs). Congressional Research Service R47189, v.1, p. 1-21, jul. 2022. Disponível em: https://crsreports.congress.gov/product/pdf/R/R47189. Acesso em: 29 dez. 2022.

CHAVES, Gabriela Costa; OLIVEIRA, Maria Auxiliadora; HASENCLEVER, Lia; MELO, Luiz Martins de. A evolução do sistema internacional de propriedade intelectual: proteção patentária para o setor farmacêutico e acesso a medicamentos. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 23, n. 2, p. 257-267, fev., 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/7NYKhnv9K9WKsncYPB4bkXL/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 28 dez. 2022.

SICHEL, Ricardo L. Direito europeu de patentes. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2004.

SICHEL, Ricardo L. Propriedade Intelectual: Elemento de Desenvolvimento Econômico. Rev Prop. Intelec. Online.2019/2020 set./fev.; 2(2):117-124.

SOARES, Luciana de Paula. Regime jurídico das criptomoedas e Blockchain. Uberlândia: LAECC. 2021

COINTELEGRAPH. A beginner’s guide on the legal risks and issues around NFTs. 2022. Disponível em: https://cointelegraph.com/nonfungible-tokens-for-beginners/a-beginners-guide-on-the-legal-risks-and-issues-around-nfts. Acesso em: 29 dez. 2022.

ESLINGER. Bonnie. USPTO, Copyright Office Announce Joint Look Into NFTs. Disponível em:

https://www.law360.com/articles/1552034/uspto-copyright-office-announce-joint-look-into-nfts. Acesso em: 02 jan. 2022.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA PROPRIEDADE INTELECTUAL (WIPO). O que é propriedade intelectual? Genebra: Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO), 2021. Disponível em: https://tind.wipo.int/record/44584. Acesso em: 27 dez. 2022.

Downloads

Publicado

20-03-2024

Como Citar

Bianca de Oliveira Sales, S., & de Paula Soares, L. (2024). A IMPORTÂNCIA DA PROPRIEDADE INTELECTUAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA NOVA TECNOLOGIA NON-FUNGIBLE TOKEN (NFT). Revista Eletrônica Direito & TI, 1(18), 162–173. Recuperado de https://direitoeti.com.br/direitoeti/article/view/135