Corpo Eletrônico e Tutela Jurídica

Autores

  • Cristiano Colombo Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Resumo

O presente artigo tem como escopo refletir acerca do conceito de corpo eletrônico, abarcando imagens, sons e textos que navegam no mundo virtual vinculados a uma pessoa humana, que estão ou foram ligados a um corpo físico, com o objetivo de tutela jurídica. O método de abordagem foi dedutivo, de uma perspectiva geral para a particular, do teórico ao concreto, valendo-se do método histórico. A fundamentação teórica decorreu de pesquisa doutrinária nacional e estrangeira. Pôde-se concluir que a defesa da pessoa humana, em sua integralidade, deve se voltar ao corpo físico e eletrônico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Colombo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Referências

ALPA, Guido. Le stagioni del contratto. Bologna: Il Mulino, 2012.

ASCENSÃO, José de Oliveira. Estudos sobre direito da internet e da sociedade da informação. Coimbra: Almedina, 2001.

AZAMBUJA, Celso Candido de. Psiquismo digital: sociedade, cultura e subjetividade na era da comunicação digital. Nova Petrópolis: Nova Harmonia, 2012.

BAUMAN, Zygmunt. Lo Spirito e il clic: la società contemporanea tra frenesia e bisogno di speranza. Milano: San Paolo, 2013.

______; MAY, Tim. Aprendendo a pensar com a sociologia. Tradução de Alexandre Werneck. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

BRETON, David Le. Antropologia do corpo e modernidade.Tradução de Fábio dos Santos Creder Lopes. Petrópolis: Vozes, 2012.

DONEDA, Danilo. Da privacidade à proteção de dados pessoais. Rio de Janeiro: Renovar, 2006.

LASICA, J. D. Identity in the age of cloud computing. Washington: The Aspen Institute, 2009.

MACLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões dos homens. Tradução de Décio Pignatari. São Paulo: Cultrix, 1964.

MANCINI, Anna. Justice et internet: une philosophie du droit pour le monde virtuel. Paris: Buenos Books International, 2004.

MATHIEU, Vittorio. Privacy e dignità dell’uomo: una teoria della persona. Torino: Giappichelli, 2004.

RODOTÀ, Stefano. Il diritto di avere diritti. Roma-Bari: Laterza, 2012.

______. Intervista su privacy e libertà. Roma-Bari: Laterza, 2005.

SCHMIDT, Eric; COHEN, Jared. A nova era digital: como será o futuro das pessoas, das nações e dos negócios. Tradução de Ana Beatriz Rodrigues e Rogério Durst. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2013.

Downloads

Publicado

12-09-2015

Como Citar

Colombo, C. . (2015). Corpo Eletrônico e Tutela Jurídica. Revista Eletrônica Direito & TI, 1(1), 5. Recuperado de https://direitoeti.com.br/direitoeti/article/view/15