Corpo Eletrônico e Tutela Jurídica
Resumen
O presente artigo tem como escopo refletir acerca do conceito de corpo eletrônico, abarcando imagens, sons e textos que navegam no mundo virtual vinculados a uma pessoa humana, que estão ou foram ligados a um corpo físico, com o objetivo de tutela jurídica. O método de abordagem foi dedutivo, de uma perspectiva geral para a particular, do teórico ao concreto, valendo-se do método histórico. A fundamentação teórica decorreu de pesquisa doutrinária nacional e estrangeira. Pôde-se concluir que a defesa da pessoa humana, em sua integralidade, deve se voltar ao corpo físico e eletrônico.
Descargas
Citas
ALPA, Guido. Le stagioni del contratto. Bologna: Il Mulino, 2012.
ASCENSÃO, José de Oliveira. Estudos sobre direito da internet e da sociedade da informação. Coimbra: Almedina, 2001.
AZAMBUJA, Celso Candido de. Psiquismo digital: sociedade, cultura e subjetividade na era da comunicação digital. Nova Petrópolis: Nova Harmonia, 2012.
BAUMAN, Zygmunt. Lo Spirito e il clic: la società contemporanea tra frenesia e bisogno di speranza. Milano: San Paolo, 2013.
______; MAY, Tim. Aprendendo a pensar com a sociologia. Tradução de Alexandre Werneck. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
BRETON, David Le. Antropologia do corpo e modernidade.Tradução de Fábio dos Santos Creder Lopes. Petrópolis: Vozes, 2012.
DONEDA, Danilo. Da privacidade à proteção de dados pessoais. Rio de Janeiro: Renovar, 2006.
LASICA, J. D. Identity in the age of cloud computing. Washington: The Aspen Institute, 2009.
MACLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões dos homens. Tradução de Décio Pignatari. São Paulo: Cultrix, 1964.
MANCINI, Anna. Justice et internet: une philosophie du droit pour le monde virtuel. Paris: Buenos Books International, 2004.
MATHIEU, Vittorio. Privacy e dignità dell’uomo: una teoria della persona. Torino: Giappichelli, 2004.
RODOTÀ, Stefano. Il diritto di avere diritti. Roma-Bari: Laterza, 2012.
______. Intervista su privacy e libertà. Roma-Bari: Laterza, 2005.
SCHMIDT, Eric; COHEN, Jared. A nova era digital: como será o futuro das pessoas, das nações e dos negócios. Tradução de Ana Beatriz Rodrigues e Rogério Durst. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2013.