Faceapp: Será Apenas Este Aplicativo a Coletar Nossos Dados?

Autores/as

  • Alesandro Gonçalves Barreto Polícia Civil do Estado do Piauí
  • Hericson dos Santos

Palabras clave:

FaceApp, Internet, Privacidade

Resumen

Diversas são as aplicações de internet que fornecem serviços “gratuitos”. Nesse contexto, insere-se o aplicativo FaceApp que é uma plataforma com tecnologia de rede neural para fazer o envelhecimento de fotografias. Após a viralização do aplicativo, vários foram os questionamentos sobre a coleta massiva de dados. Procuraremos, para tanto, fazer uma análise de outras ferramentas virtuais a fim de demonstrar que não é apenas este aplicativo a realizar este procedimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alesandro Gonçalves Barreto, Polícia Civil do Estado do Piauí

Delegado de Polícia Civil do Estado do Piauí e coautor dos livros Inteligência Digital, Manual de Investigação Cibernética e Investigação Digital em Fontes Abertas, Deep Web, da Editora Brasport; Vingança Digital, Mallet Editora; Cibercrimes e seus Reflexos no Direito Brasileiro, Editora Juspodivm e; Cybercards. Coordenador do Núcleo de Fontes Abertas da Secretaria Extraordinária para Segurança de Grandes Eventos nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Hericson dos Santos

Perito Criminal do Instituto de Criminalística da Superintendência da Polícia Técnico-Científica. Bacharel em Ciência da Computação. Especialista em Redes e Telecomunicações e Perícia Forense Aplicada à Informática. Co-autor do livro Deep Web Investigação no Submundo da Internet, da Editora Brasport. Instrutor de Investigação de Pedopornografia da Child Rescue Coalition e Instrutor de Cybercrimes da SENASP. Contato:

Citas

BARRETO, Alesandro Gonçalves. BRASIL, Beatriz Silveira. Manual de Investigação Cibernética à Luz do Marco Civil da Internet. Rio de Janeiro: Ed. Brasport, 2016.

BARRETO, Alesandro Gonçalves; KUFA, Karina. SILVA, Marcelo Mesquita. Cibercrimes e seus Reflexos no Direito Brasileiro. Salvador: Editora Juspodivm, 2020.

FACEAPP. Privacy Policy. Disponível em: https://www.faceapp.com/privacy-en.html. Acesso em: 08 dez. 2019.

Publicado

2020-03-09

Cómo citar

Gonçalves Barreto, A. ., & dos Santos, H. . (2020). Faceapp: Será Apenas Este Aplicativo a Coletar Nossos Dados?. Revista Eletrônica Direito & TI, 1(12), 5. Recuperado a partir de https://direitoeti.com.br/direitoeti/article/view/93