Nomes de Domínio da Internet e Direitos de Propriedade Industrial

Princípios e Legislação Aplicável

Autores

  • Renato Ópice Blum
  • Caio César Carvalho Lima PUC-SP

Palavras-chave:

Direito Empresarial, Marca, nome, Nome de Domínio da Internet, Conflitos

Resumo

No presente artigo será comentada recente decisão da 2a Câmara Reservada de Direito Comercial, abordando os principais aspectos referentes à proteção conferida aos nomes de domínio da internet, quano em colisão com o registro de marca. O problema surge, principalmente, porque as instâncias registrais são independentes e o registro de domínio é, em regra, atribuído ao primeiro que o solicita, independentemente de qualquer checagem prévia. O estudo será realizado com base em doutrina e jurisprudência, bem como na legislação aplicável ao assunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Ópice Blum

 Advogado, Economista e Professor de Direito Eletrônico e Digital.

Caio César Carvalho Lima, PUC-SP

Mestrando em Direito Processual Civil pela PUC-SP, Especialista em Direito da Tecnologia da Informação, Advogado e Professor de Direito Eletrônico e Digital.

Referências

ASCENSÃO, José de Oliveira Ascensão. Concorrência Desleal. Coimbra: Almedina, 2002.

BARBOSA, Denis Borges. Uma Introdução à Propriedade Intelectual. Disponível em: <http://www.denisbarbosa.addr.com/arquivos/livros/umaintro2.pdf>. Acesso em: 03 jan. 2014.

COELHO, Fabio Ulhoa. Manual de Direito Comercial. 15. Ed. Saraiva: São Paulo, 2004.

JABUR, Wilson Pinheiro. Pressupostos do Ato de Concorrência Desleal. In SANTOS, Manoel J. Pereira dos; JABUR, Wilson Pinheiro. Criações Industriais, Segredos de Negócio e Concorrência Desleal. São Paulo: Saraiva, 2007.

SAINT-GAL, Yves. La concurrence parasitarie em droit compare: Colloque de Lausanne. Genebra : Librairie Droz, 1982.

Downloads

Publicado

21-10-2015

Como Citar

Ópice Blum, R., & Carvalho Lima, C. C. . (2015). Nomes de Domínio da Internet e Direitos de Propriedade Industrial : Princípios e Legislação Aplicável. Revista Eletrônica Direito & TI, 1(2), 11. Recuperado de https://direitoeti.com.br/direitoeti/article/view/13