POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO DIGITAL:

PROPOSTAS, DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA A PROMOÇÃO DA INCLUSÃO DIGITAL E DO USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Marcela Duarte UFRGS

Palavras-chave:

inclusão digital, infraestrutura tecnológica, Política Nacional de Educação Digital, Uso da tecnologia na educação, desigualdades sociais

Resumo

A Política Nacional de Educação Digital (PNED) foi promulgada no início de 2023 e é um documento normativo que estabelece diretrizes para a educação brasileira, no âmbito digital, nos próximos 10 anos. A elaboração da PNED tem como escopo indicar uma série de estratégias para promover a inclusão digital e o uso das tecnologias na educação. O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a eficácia e a adequação dessas estratégias, tendo em vista o atual panorama educacional brasileiro. Por meio de uma revisão bibliográfica, o artigo problematiza se as estratégias que são propostas na PNED são eficazes e adequadas à realidade brasileira, bem como aponta os principais atores envolvidos, as contribuições e os desafios esperados.

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Biografia do Autor

Marcela Duarte, UFRGS

Doutoranda em Educação pela UFRGS. Mestra em Direito pela Universidade La Salle, pesquisadora na área de Educação e Consumo.

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Publicado

05-04-2024

Como Citar

Duarte, M. (2024). POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO DIGITAL: : PROPOSTAS, DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA A PROMOÇÃO DA INCLUSÃO DIGITAL E DO USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO. Revista Eletrônica Direito & TI, 2(18), 87–102. Recuperado de https://direitoeti.com.br/direitoeti/article/view/203