DO ENSINO REMOTO AO ENSINO HÍBRIDO:

AVANÇOS E DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA

Autores

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem, Educação Formal, Ensino hibrido;, Ensino remoto;, Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs).

Resumo

O estudo trata-se de uma revisão de literatura nas bases de dados Scielo e Capes sobre ensino híbrido, que abarca o período de 2018 a 2022 com o objetivo de apontar e discutir os principais desafios que envolvem o processo de ensino híbrido nas escolas públicas brasileiras. Como resultado, foi verificado que o ensino híbrido é um tema crescente, apontando como tendência nos estudos no Brasil, sobretudo a partir de 2021. A análise dos estudos permitiu identificar que o ensino remoto, mesmo que de forma não planejada, trouxe avanços que impulsionaram a implementação futura do ensino híbrido, ao mesmo tempo em que explicitou as desigualdades nesse processo, deixando nítida a necessidade de investimentos para a redução das dificuldades e desafios enfrentados pelas escolas, como políticas públicas de inclusão digital e acesso aberto à internet, adequação da infraestrutura das escolas, incorporação do tema na formação docente.

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Biografia do Autor

Maria Jose Dias de Freitas, Fundação Carlos Chagas (FCC)

Pedagoga, mestra e doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), especialista em Educação Digital pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), e atua como professora na Universidade Estácio de Sá (UNESA) e bolsista em pesquisa educacional na Fundação Carlos Chagas (FCC).

Clara Mutti Vasconcellos , Instituto Gonçalo Moniz (Fiocruz Bahia)

Psicóloga, mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), especialista em Educação Digital pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), e atua como Coordenadora de Ensino do Instituto Gonçalo Moniz (Fiocruz Bahia).

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Publicado

05-04-2024

Como Citar

Dias de Freitas, M. J., & Mutti Vasconcellos , C. (2024). DO ENSINO REMOTO AO ENSINO HÍBRIDO:: AVANÇOS E DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA. Revista Eletrônica Direito & TI, 2(18), 10–36. Recuperado de https://direitoeti.com.br/direitoeti/article/view/206