EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS ATUAIS DA CULTURA DIGITAL

Autores/as

  • Cássio Aparecido Amaral UNICERP

Palabras clave:

Educação, Tecnologia, Estado, Ambiente Digital

Resumen

O presente artigo consiste em analisar, de maneira efetiva e por meio de estudos acadêmicos, a atuação do Estado nas políticas públicas e ações internas dentro do contexto pedagógico, interferindo na educação através da comunicação e na boa atuação e formação dos professores dentro desse contexto educacional e cultural, na inserção da tecnologia dentro e fora da sala de aula. Pensando no Estado como o principal interventor desse processo, é necessário que ele seja atuante no propósito, sucesso e concretização dos meios de comunicação na educação, e a instituição capaz de formar professores que sejam capazes de evidenciar em suas aulas e conhecimento e atuação a partir dessa premissa da cultura digital. Não obstante para os professores responderem aos obstáculos perceptíveis na aplicação do conhecimento pedagógico, é necessário que se evidencie o conhecimento tecnológico, dada a importância do amparo digital no apoio pedagógico aos alunos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cássio Aparecido Amaral, UNICERP

Professor do Curso de Graduação em Direito pelo Centro Universitário do Cerrado de Patrocínio Doutorando em Educação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2024). Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2024).

Citas

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília. Disponível me: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 07 out. 2023.

BRASIL. Lei n° 9.394 de 20 dezembro 1996. Estabelece Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF 23 dez. 1996. Disponível em http:www.mec.gov.br/legislação. Acesso em: 07 out. 2023.

BRASIL. Lei n° 14.533/23 de 11 janeiro 2023. Estabelece Diretrizes e Bases da Educação Digital. Diário Oficial da União, Brasília, DF. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2023-2026/2023/Lei/L14533.htm. Acesso em: 15 dez. 2023.

CETIC. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação no Governo Eletrônico 2021. Resumo Executivo: Pesquisa TIC Educação 2021. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2021. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://cetic.br/media/docs/

publicacoes/2/20221121124500/resumo_executivo_tic_educacao_2021.pdf. Acesso em: 03 nov. 2023.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: Um novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas: Papirus, 2012. p. 15-25.

MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 27 ed. São Paulo: Papirus, 2013.

SOUZA, V. V. de; PEREIRA, E. C; MACHADO, C. C. A presença da tecnologia na Educação do Campo: mapeamento da produção científica nacional dos últimos cinco anos. Rev. Bras. Educ. Camp., v. 3, n. 1, p. 245-259, 2018.

PEIXOTO, Joana; ARAÚJO, Cláudia Helena. Tecnologia e Educação: Algumas considerações sobre o discurso pedagógico contemporâneo. 2012. Disponível em: http:www.scielo.br/pdf/es/vn33118/vn33118a16.pdf. Acesso em: 10 out. 2023.

SOARES-LEITE, W. S; NASCIMENTO-RIBEIRO, C. A. do. A inclusão das TICs na educação brasileira: problemas e desafios. Magis. Revista Internacional de Investigación en Educación, v. 5, n. 10, p. 173-187, 2012.

Publicado

2024-04-05

Cómo citar

AMARAL, C. A. EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS ATUAIS DA CULTURA DIGITAL. Revista Eletrônica Direito & TI, [S. l.], v. 2, n. 18, p. 37–51, 2024. Disponível em: https://direitoeti.com.br/direitoeti/article/view/194. Acesso em: 23 nov. 2024.